quarta-feira, dezembro 26, 2012

CNAC EM 3º NO XXXIV TORNEIO DE NATAL DO CDUP


Realizou-se nos dias 22 e 23 de Dezembro, na histórica Piscina da Boa Hora, no Porto, o Torneio de Natal do CDUP. O Torneio, que alcançou este ano a 34ª edição, constitui-se como o mais antigo e emblemático em Portugal, tendo sido decisivo no ressurgimento do pólo aquático no nosso país.

O Torneio contou com a participação de 4 equipas: a anfitriã, o Centro Desportivo Universitário do Porto (CDUP), o Clube Naval Povoense (CNP), o Vitória de Guimarães e o Clube Náutico Académico de Coimbra (CNAC). Para a formação de Coimbra esta foi uma boa oportunidade para competir frente a equipas com maior ritmo competitivo, todas elas militantes na 1ª Divisão e para os jogadores mais novos e menos utilizados nos jogos do Campeonato Nacional, adquirirem maior experiência competitiva.

Na primeira fase da competição o CNAC foi derrotado pelas equipas do CNP (3-8) e CDUP (4-12), tendo vencido o Vitória (4-2). Na segunda fase, organizada de acordo com a classificação obtida na fase inicial do Torneio, o CNAC disputou o 3º lugar com a equipa de Guimarães, tendo saído vitorioso (5-4), num jogo muito equilibrado e só decidido nos momentos finais. A equipa “da casa” sagrou-se a grande vencedora da 34ª edição do Torneio de Natal, tendo vencido na final a formação do CNP. Mais importante do que os resultados foi o excelente ambiente vivido em redor do Torneio, que contou com vários jogos de exibição, com destaque para os jogos das antigas glórias do CDUP.    

Alinharam e marcaram pelo CNAC:

CNAC: João Maranha, João Damasceno, Hugo Louro (3), Miguel Sousa, Carlos Oliveira (1), Ricardo Mota (7), Filipe Cavaleiro (1), Jorge Mendes (3), João Rodrigues e Pedro Conde (1). Treinador: Hugo Abade

quinta-feira, dezembro 20, 2012

Cnac empata frente ao Gondomar


A equipa do Clube Náutico Académico de Coimbra (CNAC) deslocou-se no passado domingo, dia 16 de Dezembro, a Rio Tinto para defrontar a equipa do Gondomar, em jogo a contar para a 7ª jornada do Campeonato Nacional da 2ª Divisão de Pólo Aquático. Num jogo muito disputado, as equipas acabaram empatadas a 10 (0-3, 3-3, 3-3 e 4-1).
A equipa do CNAC entrou bem na partida, conseguindo impor o seu jogo, com os seus jogadores a revelarem segurança defensiva e não cometendo erros, que resultaram numa vantagem inicial de 3 golos (0-3). Na entrada para o segundo período a equipa do Gondomar ainda consegui reduzir a vantagem, mas a seguir assistiu-se à reação da equipa de Coimbra, que equilibrou o parcial até ao intervalo, que terminou 3-3, mantendo-se a vantagem de três golos ao intervalo (3-6).
No terceiro parcial a toada de parada e resposta manteve-se, com os golos a sucederem-se alternadamente para uma e outra equipa; novamente com três golos para cada lado, chegou-se ao derradeiro “quarto” com 6-9 favorável ao CNAC.
No quarto tempo, a equipa da casa foi mais feliz; o CNAC não conseguiu continuar a apresentar todos os seus argumentos para levar de vencida a partida; fruto de alguma ansiedade e desgaste físico, a eficácia ofensiva e acerto defensivo ressentiram-se, permitindo ao visitados vencer o parcial por 4-1, recuperar da desvantagem e empatar o jogo a 10-10, a um minuto do fim.
No cômputo geral, assistiu-se a uma partida disputada e muito equilibrada. Na época transata o Gondomar fora a única equipa a vencer os dois jogos com o CNAC, mas este resultado acaba por “saber a pouco” para os de Coimbra, que mantém o 3º lugar, mas vê aumentar a distância para os dois primeiros.

A próxima jornada do Campeonato Nacional de Pólo Aquático terá lugar dia 13 de Janeiro, com o CNAC a receber a equipa do Talaíde WP, um dos líderes, em jogo que terá lugar no Complexo de Piscinas Rui Abreu.

Alinharam e marcaram pelas equipas:
CNAC: João Maranha, João Rodrigues, José Pereira (2), Hugo Louro, Filipe Oliveira (4), João Silva (1), João Mariano, Carlos Oliveira, Ricardo Mota (Cap.)(3), Filipe Cavaleiro, Jorge Mendes, Miguel Sousa e André Batista. Treinador: Hugo Abade. Dirigente: Luís Bastos.
Gondomar: João Guerra, Bruno Martins (1), Rui Almeida (2), Filipe Alves (cap. 2), Tiago Silva (2), Gonçalo Maia, Francisco Oliveira, Tiago Pinto, Rui Pereira, Luís Ferreira (1), Rui Bandeira (1), Pedro Pereira e Mário Lisboa (1). Treinador: Duarte Mourão.

terça-feira, dezembro 11, 2012

Cnac vence Dramático de Cascais


No passado domingo, dia 9 de Dezembro, teve lugar a 6ª Jornada da época 2012/13 do Campeonato Nacional Sénior Masculino da 2ª Divisão em Polo Aquático. No Complexo de Piscinas Rui Abreu, em Coimbra, defrontaram-se as equipas do Clube Náutico Académico de Coimbra (CNAC) e do Dramático de Cascais (GDSC), que terminou com uma vitória do CNAC por 11-4 (parciais de 4-0, 3-2, 1-0 e 3-2).

Foi a primeira vez que as duas equipas se encontraram, uma vez que a equipa de Cascais se estreou esta época na competição no escalão sénior. O desconhecimento era mútuo, o que deixava tudo em aberto para o que poderia acontecer no encontro. A partida começou com o CNAC a inaugurar o marcador na primeira jogada de superioridade numérica de que dispôs, a defender bem e a manifestar superioridade no primeiro tempo, vencendo por 4-0. No segundo período, verificou-se maior equilíbrio entre as equipas, tendo o período terminado com o resultado de 3-2, com o Náutico a aumentar para 5 golos a vantagem no encontro à chegada do intervalo (7-2).

Após o descanso a equipa de Coimbra voltou no mesmo registo, embora não tendo aproveitado as situações soberanas de que dispôs. Apesar disso, dilatou a diferença em mais um golo (parcial de 1-0), chegando-se ao último período com 8-2 no marcador.
No derradeiro parcial, a equipa da casa aproveitou para dar alguns minutos a jogadores mais jovens e menos utilizados, tendo entrado a marcar por duas vezes, antes de sofrer um tento de penalty. A equipa do CNAC voltou a marcar e, a cerca de dois minutos do fim, o Cascais conseguiu reduzir, atingindo-se o resultado final de 11-4.

Com este resultado, o CNAC regressa às vitórias, trocando de posição com o Cascais, estando agora em 3º lugar, a três pontos dos líderes Lousada e Talaíde. A equipa de Coimbra joga a 7ª jornada no próximo dia 16 de Dezembro, deslocando-se a Gondomar para defrontar a equipa local.

Alinharam e marcaram pelas equipas:

CNAC: João Maranha, João Damasceno, José Pereira, Miguel Sousa, Filipe Oliveira (5), João Silva (1), João Mariano, Carlos Oliveira (2), Ricardo Mota (cap. 2), Filipe Cavaleiro, Jorge Mendes (1), Pedro Conde e André Baptista. Treinador: Hugo Abade. Dirigente: Luís Bastos

Cascais: Miguel Falcão, André Jardim (cap. 1), André Campos, Bruno Cancelinha (2), David Alves, Nuno Branco, João Gouveia (1), João Campos, Tiago Catarino, Bernardo Barbosa, Tiago Ceríaco, Tiago Barbosa. Treinador: José Augusto. Dirigente: José Luz.

segunda-feira, dezembro 03, 2012

CNAC cede primeiros pontos em Lousada


Num dos jogos da 5ª jornada do Campeonato Nacional da 2ª Divisão Masculina de Pólo Aquático, o Clube Náutico Académico (CNAC) deslocou-se a Lousada para defrontar a equipa local, tendo sido vencido por 10-7 (parciais 3-2; 3-1; 2-3 e 2-1).
O jogo antevia-se difícil e equilibrado, entre equipas que tinham só por vitórias os jogos já realizados, o que se veio a verificar. O CNAC entrou bem na partida, marcou primeiro, mas cometendo alguns erros defensivos, chegou ao primeiro descanso a perder pela margem mínima (3-2). No segundo período a toada inicial do jogo manteve-se, com muito equilíbrio, mas alguma desconcentração a dois minutos do fim, foi o bastante para os lousadenses se distanciarem no resultado e chegarem ao intervalo a vencer por 6-3.
Após o descanso a equipa da casa chegou a ter uma vantagem de quatro golos, altura em que os jogadores do CNAC retificaram o seu jogo e conseguiram reduzir a vantagem, vencendo o parcial por 2-3, chegando ao derradeiro período com um resultado de 8-6. No quarto e último tempo, a equipa de Coimbra desperdiçou algumas oportunidades, que o Lousada aproveitou bem, gerindo o tempo de ataque e rematando pela certa. Essa estratégia permitiu-lhe recuperar a vantagem de três tentos com que terminou o jogo (10-7). Um jogo com história, porque o CNAC se empenhou e vendeu cara a derrota, frente a uma boa equipa. A diferença deveu-se essencialmente à diferente eficácia ofensiva das duas equipas.
A 6ª Jornada do Campeonato realiza-se já no próximo domingo, dia 9 de Dezembro, com a equipa de Coimbra a receber o Dramático de Cascais, pelas 17h00 no Complexo de Piscina Rui Abreu.

Alinharam e marcaram pelas equipas:

CNAC:
André Baptista, João Caetano, José Pereira, Hugo Louro, Filipe Oliveira (3), João Silva, João Mariano, Carlos Oliveira (1), Ricardo Mota (cap. 2), Filipe Cavaleiro, Jorge Mendes (1), Pedro Conde e João Maranha. Treinador: Hugo Abade. Dirigente: Luís Bastos.
LOUSADA:
Nuno Teixeira, Fábio Carvalho, Fernando Pacheco, Fábio Nunes, João Alves, Hugo Barbosa (cap. 4), Pedro Martins (1), Pedro Marques (1), Jorge Pacheco (1), Pedro Costa, Paulo Sousa, Emanuel Santos, Ricardo Teixeira (3). Treinador: Carlos Soares. Delegado: Filipe Dias.