terça-feira, janeiro 29, 2013

CNAC INICIA 2ª VOLTA COM DERROTA FRENTE AO GESPAÇOS


Teve início, no passado domingo, dia 27 de Janeiro, a 2ª volta do Campeonato Nacional Sénior Masculino da 2ª Divisão em Polo Aquático. Nas Piscinas Municipais de Paços de Ferreira, defrontaram-se as equipas do Gespaços e do Clube Náutico Académico de Coimbra (CNAC), que terminou com uma derrota do CNAC por 13-8 (parciais de 2-3, 4-2, 5-0 e 2-3).

O jogo começou equilibrado e com cautelas de parte a parte, com o Gespaços a inaugurar o marcador mas foi o CNAC a manifestar alguma superioridade no primeiro tempo, vencendo-o por 2-3. No segundo período, verificaram-se várias reviravoltas no marcador: um golo de superioridade e um contra-ataque permitiram que o Gespaços chegasse aos 4-3, mas o CNAC reagiu e marcou também por duas vezes (4-5); ainda assim, o resultado ao intervalo só foi atingido com mais dois golos “caseiros”, fixando o resultado em 6-5.

Após o descanso assistiu-se ao melhor período da equipa Pacense, que venceu o parcial por 5-0. Para tal contribuiu a excelente exibição do guarda-redes da casa, aliado ao total desacerto defensivo e ofensivo da equipa de Coimbra, que desperdiçou inúmeras oportunidades soberanas para se manter no jogo.
No derradeiro parcial, a equipa do CNAC ainda viria a vencer o parcial por um golo de diferença (2-3), mas o vencedor do encontro já havia ficado definido, com o resultado do terceiro período a ser determinante, já que na soma dos restantes parciais o equilíbrio foi nota dominante.

A próxima jornada tem lugar a 10 de Fevereiro, com o CNAC a receber pelas 17h00 no Complexo de Piscinas Rui Abreu a equipa da AAC.

Alinharam e marcaram pelas equipas:

CNAC: João Maranha, João Caetano, Hugo Abade, Hugo Louro, Filipe Oliveira (2), João Damasceno, Carlos Oliveira (2), Ricardo Mota (4), Filipe Cavaleiro, Jorge Mendes, Miguel Sousa e André Baptista. Treinador: Hugo Abade; Dirigente: Luís Bastos

Gespaços: Ricardo Pereira, Micael Freire (1), José Quintino, André Neto (1), António Gomes (1), José Rocha (1), Vitor Cruz, Saúl Barbosa, André Martins (3), Filipe Moreira, Emanuel Moura (5), Eduardo Fernandes e Rúben Mata (1); Treinador: Rui Moreira.

CNAC TERMINA 1ª VOLTA DO CAMPEONATO COM VITÓRIA FRENTE AO TÉCNICO



No passado domingo, dia 20 de Janeiro, a equipa do Clube Náutico Académico de Coimbra (CNAC) deslocou-se a Lisboa para defrontar o Técnico (AEIST), em jogo a contar para a 9ª Jornada do Campeonato Nacional da 2ª Divisão de Seniores Masculinos de Pólo Aquático, tendo vencido por 6-18 (parciais 1-2; 2-6; 0-5; 3-5). Num dos jogos que fechavam a 1ª volta do Nacional e depois de dois empates consecutivos, o CNAC precisava de ganhar, o que se veio a verificar, tendo feito valer o seu estatuto de favorito.
A equipa de Coimbra não entrou da melhor forma na partida, principalmente no capítulo da finalização, em grande parte graças à boa exibição do guardião adversário. No entanto, saiu a vencer no primeiro período pela margem mínima (1-2). No segundo tempo, o ritmo imposto pelo CNAC foi outro e o acerto na hora de finalizar também. Conseguindo contra-atacar com frequência, os golos iam-se sucedendo, ainda assim, consentiu a marcação de dois golos à equipa da casa. Os seis golos marcados e os dois sofridos (2-6) ditavam ao intervalo um resultado de 3-8.
Após o descanso, o conjunto do Náutico surgiu imbatível, organizado e eficaz em termos ofensivos e não cometendo erros na defesa, barrando os caminhos para a sua baliza. Este período foi inteiramente dominado pela equipa do CNAC, que viria a vencer o parcial por 0-5. Com o jogo controlado, a formação de Coimbra voltou a entrar forte no quarto tempo, marcando três golos de rajada tendo, a partir desse momento, gerido a vantagem, rodado o plantel e dando minutos aos jogadores mais novos. O Técnico aproveitou para se acercar mais da baliza e marcou por três vezes, tendo o CNAC ripostado com mais dois golos (3-5), fechando o resultado do encontro em 6-18.
Com este resultado o CNAC termina a 1ª volta do Campeonato no 3º lugar, com 17 pontos (5 vitórias, 2 empates e 1 derrota). No próximo fim-de-semana, o Campeonato prossegue, com a equipa de Coimbra a deslocar-se a Paços de Ferreira para defrontar o Gespaços.

Alinharam e marcaram pelas equipas:

CNAC:
João Maranha, João Caetano (1), Hugo Abade (1), Hugo Louro, Filipe Oliveira (5), João Damasceno, Carlos Oliveira (5), Ricardo Mota (Cap.) (3), Jorge Mendes (2), Miguel Sousa e André Baptista. Treinador: Hugo Abade. Delegado: Luís Bastos.

AEIST:
André Varanda, Diogo Henriques, Miguel Duarte (2), Miguel Silva (2), Ricardo Costa, Filipe Marques, Bernardo Pimentel, Pedro Brandão (1) e Filipe Costa (1). Treinador: André Azevedo.

segunda-feira, janeiro 14, 2013

Cnac empata frente ao Talaide




No passado domingo, dia 13 de Janeiro, teve lugar a 8ª Jornada da época 2012/13 do Campeonato Nacional Sénior Masculino da 2ª Divisão em Polo Aquático. No Complexo de Piscinas Luís Lopes da Conceição, em Coimbra, defrontaram-se as equipas do Clube Náutico Académico de Coimbra (CNAC) e do Talaíde WP, que terminou com um empate 9-9 (parciais de 2-1, 3-4, 3-2 e 1-2).

Depois da paragem para o Natal, Fim de Ano e trabalhos da Seleção Nacional, o Nacional da 2ª Divisão recomeçou, com uma jornada em que o CNAC defrontou uma das equipas que ainda só tinha vitórias, além do Lousada, o que fazia antever dificuldades, acrescido ao facto do conjunto de Coimbra ter alguns jogadores impossibilitados de dar o seu contributo à equipa devido a lesão.

A partida começou com muito equilíbrio e cautelas de parte a parte; o CNAC inaugurou o marcador num contra-ataque, sofreu o empate numa inferioridade numérica e definiu o resultado do primeiro parcial numa situação de superioridade (2-1). No segundo período, verificou-se maior acerto ofensivo das equipas, houve alternância no resultado, chegando-se ao intervalo com um empate a 5 golos (3-4).

Após o descanso a equipa de Coimbra viu o adversário colocar-se em vantagem logo no início do parcial. Seguiu-se uma reação do CNAC com três golos consecutivos, que lhe permitiram inverter a situação e conseguir uma vantagem de dois golos quase até ao final do terceiro período, com os forasteiros a reduzirem para 8-7 em cima do “apito” (3-2). No derradeiro parcial, a equipa de Coimbra recuperou a vantagem de dois golos na primeira jogada, mas perdeu discernimento, não aproveitando grande parte das situações soberanas de que dispôs até final do jogo. O Talaíde reduziu para a margem mínima numa superioridade e marcou novamente a dois minutos do fim, fechando o resultado num empate a 9 golos (1-2)

A equipa de Coimbra joga a 9ª e última jornada da 1ª volta do Nacional no próximo domingo, dia 20 de Janeiro, deslocando-se a Lisboa para defrontar a equipa do Instituto Superior Técnico.

Alinharam e marcaram pelas equipas:

CNAC: João Maranha, João Caetano, Hugo Louro, Filipe Oliveira (3), João Silva (1), João Damasceno, Carlos Oliveira (1), Ricardo Mota (cap, 4), Filipe Cavaleiro, Jorge Mendes, Miguel Sousa e André Baptista. Treinador: Hugo Abade. Delegado: Luís Bastos

Talaíde: Filipe Carvalho, Pedro José, Hugo Fagulha, Pedro Fonseca (2), Mauro Abreu, André Pereira (3), Manuel Cruchinho, Mário Fazendas, Ricardo Vieira (2), Francisco Garcia (1), Rui Santos (cap), Miguel Ferreira, Carlos Miranda (1). Delegado: Maria Soares.