quarta-feira, abril 24, 2013

CNAC VENCE GONDOMAR E GARANTE PÓDIO



A equipa do Clube Náutico Académico de Coimbra (CNAC) realizou no passado domingo, dia 21 de Abril, mais um jogo do Campeonato Nacional da 2ª Divisão de Pólo Aquático. No Complexo de Piscinas Rui Abreu, em jogo a contar para a 16ª jornada, a equipa de Coimbra recebeu e venceu o Gondomar Cultural por 9-6 (parciais 4-1, 3-2, 0-1 e 2-2).

A equipa do CNAC entrou bem na partida e, apesar de começar por sofrer um golo de grande penalidade, conseguiu impor o seu jogo, com os seus jogadores a revelarem segurança defensiva e eficácia na hora de finalizar, que resultou numa vantagem no primeiro parcial de 3 golos (4-1).

Na entrada para o segundo período a equipa do CNAC consegui dilatar a vantagem, com pronta reação da equipa gondomarense, que equilibrou o jogo. A equipa do CNAC ainda assim viria a vencer novamente o parcial (3-2), fixando uma vantagem de quatro golos ao intervalo (7-3).

Após o descanso, a toada de parada e resposta manteve-se, mas com os golos a não aparecerem, exceto numa ocasião para a equipa de Gondomar, que conseguia reduzir a diferença no marcador para 3 golos na entrada para o derradeiro parcial (7-4). No quarto tempo, a equipa da casa foi mais feliz; o CNAC conseguiu continuar a apresentar todos os seus argumentos, a gerir bem os tempos de ataque e a rodar a equipa. Com o jogo controlado pela equipa do Náutico, o parcial viria a terminar com um empate a dois golos, e o resultado final de 9-6.

No cômputo geral, assistiu-se a uma partida disputada e equilibrada, mas em que a equipa do CNAC mostrou ser mais forte. Na época transata o Gondomar fora a única equipa a vencer os dois jogos com o CNAC, tendo empatado esta época na 1ª volta, pelo que foi um marco importante quebrar essa barreira.

Com mais esta vitória, a equipa de Coimbra garante pelo menos o 3º lugar no Campeonato, quando faltam disputar duas jornadas. Na próxima jornada do Nacional de Pólo Aquático, a realizar a 4 ou 5 de Maio, o CNAC a desloca-se a Lisboa para defrontar o líder invicto Talaíde. Antes porém, terão lugar os 1/8 de Final da Taça de Portugal, dia 27 de Abril, com o CNAC a visitar o primodivisionário Clube Naval Povoense.

Alinharam e marcaram pelas equipas:

CNAC: João Maranha, João Caetano, José Pereira (2), Hugo Louro, Filipe Oliveira (3), João Silva (1), João Damasceno, Carlos Oliveira, Ricardo Mota (Cap., 2), Filipe Cavaleiro, Jorge Mendes (1), Miguel Sousa e André Batista. Treinador: Hugo Abade. Delegado: Luís Bastos

Gondomar: João Guerra, Rui Almeida, Filipe Alves (cap.,2), Tiago Silva, Bruno Martins (1), Rui Ferreira, António Neto, Rui Pereira, Francisco Oliveira, Rui Bandeira, Pedro Pereira (2) e Mário Lisboa (1). Treinador: Duarte Mourão.

terça-feira, abril 16, 2013

CNAC VENCE EM CASCAIS




Disputou-se no passado domingo, dia 14 de Abril, a 15ª jornada do Campeonato Nacional Sénior Masculino da 2ª Divisão em Pólo Aquático. A equipa do Clube Náutico Académico de Coimbra (CNAC) deslocou-se às Piscinas Municipais de Cascais, na Abóboda, para defrontar o Dramático de Cascais (GDSC), tendo vencido por uns expressivos 7-15 (parciais de 3-3, 2-4, 0-5, 2-3).

O jogo antevia-se difícil para os conimbricenses, frente a uma equipa que vinha de 3 vitórias consecutivas e que, em sua casa, tem criado muitas dificuldades às equipas visitantes. A equipa do Dramático entrou melhor na partida, tendo tido algum domínio no primeiro período. Apesar de não ter entrado bem no jogo, a formação do CNAC nunca deixou a equipa adversária distanciar-se no marcador, marcado sempre em resposta aos golos do GDSC, empatando o jogo a 3 bolas no final do primeiro período (3-3). Até metade do segundo tempo a toada do jogo manteve-se, com o CNAC a manifestar algum ascendente a partir desse momento, passando para a frente do marcador, chegando ao intervalo com uma vantagem de 2 golos (5-7).

Após o descanso a equipa de Coimbra entrou melhor, disparou no resultado e dominou completamente o jogo, vencendo o terceiro parcial de forma categórica, marcando 5 golos e não sofrendo nenhum (0-5). A partir daí, a equipa do Dramático ainda tentou reagir para se manter em jogo, mas os jogadores do Náutico foram mais fortes e controlaram o rumo dos acontecimentos, vencendo o último parcial (2-3), fixando o resultado final em 7-15.
Com este resultado o CNAC mantém-se em terceiro lugar, quando faltam apenas 3 jornadas para o término do Campeonato. A próxima jornada realiza-se este domingo, dia 21 de Abril, com o CNAC a receber a equipa do Gondomar, em jogo que se realiza pelas 15h no Complexo de Piscinas Rui Abreu.



Alinharam e marcaram pelas equipas:

Cascais: Miguel Falcão, André Jardim (cap. 4), Alexandre Campos, Bruno Cancelinha, David Alves, Nuno Branco (2), João Gouveia, Miguel Barbosa, Tiago Catarino, Bernardo Barbosa, Tiago Ceríaco (1), Tiago Barbosa e João Campos. Treinador: José Augusto. Dirigente: José Luz.

CNAC: João Maranha, José Pereira (2), Hugo Louro (2), Filipe Oliveira (4), João Silva (2), João Damasceno, Carlos Oliveira (1), Ricardo Mota (cap. 3), Filipe Cavaleiro, Jorge Mendes (1), Miguel Sousa e André Baptista. Treinador: Hugo Abade. Dirigente: Luís Bastos

quinta-feira, abril 04, 2013

CNAC DERROTA LÍDER LOUSADA



Num dos jogos da 14ª jornada do Campeonato Nacional da 2ª Divisão Masculina de Pólo Aquático, o Clube Náutico Académico (CNAC) recebeu e venceu o Lousada por 14-10 (parciais 6-2; 4-4; 3-3 e 1-1).
O jogo antevia-se muito difícil, contra o líder do campeonato, até aqui sem derrotas. O CNAC entrou bem na partida, marcou primeiro, não cometeu erros defensivos, dominou e conseguiu concretizar as oportunidades criadas, chegando ao primeiro descanso a vencer por quatro golos (6-2). No segundo período a toada inicial do jogo manteve-se, mas com mais equilíbrio; os lousadenses procuravam a recuperação mas o Náutico segurava a vantagem e chegou-se ao intervalo com o resultado em 10-6, para os da casa.
Após o descanso, o ritmo de jogo diminui um pouco mas a intensidade mantinha-se, assim como o equilíbrio. Foi nesta altura que os jogadores do CNAC retificaram o seu jogo e conseguiram gerir a vantagem, mantendo-a nos quatro golos, fechando o parcial em 3-3 e chegando ao derradeiro período com um resultado de 13-9. No quarto e último tempo, as equipas criaram menos oportunidades, situação que o CNAC aproveitou bem, gerindo o tempo de ataque e rematando apenas pela certa. Essa estratégia permitiu-lhe manter a vantagem com que terminou o jogo (14-10).
Um jogo com história, porque o CNAC se empenhou vencendo frente a uma boa equipa, a quem já não batia há algumas épocas. Foi uma vitória suada, fruto de muito treino, concentração, espírito de sacrifício e união que, a manterem-se, levarão esta equipa ainda mais longe no que resta do campeonato.
Quem esteve presente nas bancadas das Piscinas Rui Abreu, e foram muitos, assistiu a um bom espetáculo, com muita emoção e bons praticantes.
A 15ª Jornada do Campeonato realiza-se dia 14 de Abril, com a equipa de Coimbra a visitar o Dramático de Cascais, nas piscinas da Abóboda.
Alinharam e marcaram pelas equipas:
CNAC:
João Maranha, João Caetano, José Pereira, Hugo Louro, Filipe Oliveira (3), João Silva (1), João Damasceno, Carlos Oliveira (2), Ricardo Mota (cap. 6), Filipe Cavaleiro, Jorge Mendes (2), Miguel Sousa e André Baptista. Treinador: Hugo Abade. Dirigente: Luís Bastos. 
LOUSADA:
Nuno Teixeira, Fábio Carvalho, Fernando Pacheco, Fábio Nunes (1), João Alves (2), Hugo Barbosa (cap. 2), Pedro Martins (1), Jorge Pacheco, Pedro Costa, Paulo Sousa (1), Emanuel Santos, Ricardo Teixeira (3). Treinador: Carlos Soares. Delegado: Filipe Dias.

CADETES CNAC VENCEM I TORNEIO DA PÁSCOA DO FLUVIAL


CNAC: Gonçalo Cavaleiro, João Rodrigues, Lucas Bastos, Vasco Bastos, Frederico Pereira, Bernardo Vilão, Diogo Gouveia, Rafael Candeias, Miguel Pião, Gonçalo Pina, Guilherme Francisco, Nuno Pinto, Eduardo Seabra, Diogo Vasconcelos, João Cação e Alice Rodrigues. Treinadores: Filipe Oliveira e André Baptista.



No passado fim-de-semana realizou-se o I Torneio da Páscoa, organizado pelo Clube Fluvial Portuense (CFP), destinado a atletas do escalão Cadetes-Mistos (12-8 anos). Além dos anfitriões, participaram as equipas do Vitória de Guimarães (VSC), Talaíde Waterpolo (TW) e o Náutico de Coimbra (CNAC).
O objetivo do Torneio foi plenamente conseguido, permitindo um salutar convívio entre jovens praticantes de vário pontos do país, e dando-lhes um contacto com um ambiente parecido ao de competição, com regras adaptadas à idade. No complexo de piscinas do CFP evoluíram cerca de 50 jovens atletas que, no formato de campeonato a uma volta, realizaram dois jogos no sábado e um no domingo.
Mostrando que a aposta realizada há dois anos foi ganha, os atletas das Escolas de Pólo Aquático do CNAC estiveram muito bem, denotaram a sua evolução, demonstraram empenho, funcionaram como equipa e coroaram-se justos vencedores do Torneio, com três vitórias em três jogos.
Para a história desta edição inaugural do Torneio de Páscoa do Fluvial ficaM, a Tabela Classificativa e os resultados.
    J1: CNAC 12 – TW 1
    J2: CNAC 11 – VCS 7
    J3: CNAC 5 – CFP 4

    CLASSIFICAÇÃO:

    1. CNAC – 9 pts
    2. CFP – 6 pts
    3. VSC – 3 pts
    4. TW – 0 pts