sábado, maio 19, 2007

FPN bastante contestada

Após ler alguns artigos publicados no blog/site de algumas equipas, ler as circulares da FPN e ler as notícias do Norte Desportivo, é com alguma apreensão que vejo imensas queixas por parte de várias equipas.
Refiro-me às diferentes sanções aplicadas a vários jogadores em consequência de actos idênticos (não vi os jogos, mas quando são várias as pessoas a afirmar o mesmo, tomo como verdadeiras tais afirmações). Uns levam “chapa 5”, outros 3 ,outros 1 e outros nem sequer são punidos.
Refiro-me às arbitragens. Vejam-se os casos dos jogos em casa do Lousada, onde quase todas as equipas queixam-se de uma dualidade de critérios. Ou jogos em Lisboa, onde alguns árbitros desconhecem várias regras.
Refiro-me aos enganos da FPN na calendarização do campeonato, que fazem com que alguns jogos tenham de ser adiados. Alterando desta maneira a preparação e a disponibilidade de algumas equipas.
Refiro-me ao caso Sporting-FOCA. Mesmo com imagens gravadas os órgãos federativos recusam-se a alterar o resultado do jogo.
Refiro-me ao caso Vitória-CNAc. Devido a um atraso da federação (graças às férias de Natal e Ano Novo) e à greve em Lisboa por parte dos CTT, alguns atletas de Coimbra foram impedidos de jogar por falta dos cartões e isso provocou falta de comparência. O problema é que esses mesmos jogadores tinham utilizado dias antes as guias federativas e não foi colocada qualquer questão.
Enfim, todas as equipas, sem excepção, têm um motivo de queixa.
O problema é que num campeonato tão equilibrado estes aspectos são cruciais para uma equipa ficar em 1º ou em 6º. Além do mais, a inscrição no campeonato e os custos de deslocação/alimentação de uma equipa são bastante elevados para tolerar estas atitudes.
Espero que ao lerem este post deixem aqui o vosso comentário, como anónimos, como atletas da X equipa ou com o vosso nome. Desta maneira ficarei a perceber melhor se sou eu que estou errado ou se realmente o Pólo Aquático não está a ser levado a sério como uma modalidade federada merece.

25 Comentários:

Anonymous Anónimo constactou...

Todos os anos existem problemas destes, só que chega-se ao fim e nada se faz...para o ano serão os mesmos a dirigir e a arbitrar, os mesmos de há 15 anos atrás.
Reunir os clubes e criar uma liga era uma hipotese. Assim como já fizeram outros jogos colectivos.

6:19 da tarde  
Anonymous Anónimo constactou...

Nesse caso os problemas de arbitragem nao serao resolvidos.
Os arbitros continuarao a ser os mesmos. A soluco tem que passar por mais e melhor formacao e disciplina, controlo e avaliação dos arbitros.
Temos e sempre que ter em mente que para fazer melhorias, quer neste aspecto quer noutros e preciso vontade. Vontade de todos, mas especialmente de quem ter poder para alterar algo. Essas pessoas sao nomeadamente os dirigentes federativos e as direccoes dos varios clubes que "apostam" no polo aquatico.
Acontece que neste desporto, so se interessa quem realmente gosta, nao e uma modalidade propriamente mediatica ou lucrativa. Ora, essas pessoas sao poucas.
Sou um pouco ceptico e confesso nao estar neste mundo a muito tempo.

11:57 da tarde  
Anonymous Anónimo constactou...

Pior que os arbitros são os dirigentes....
Basta ver os castigos deste ano??? pq o Abrunhosa só apanhou 0 jogos qd o regulamento diz minimo 5!!! e a mesma vergonha com o gajo do Arsenal!?!?!?!?
O CPN, CNAC, CDUP, Salgueiros, VSC, Fluvial, etc ^tiveram os seus jogadores suspensos 5 jogos por agressões e esses 2 não o foram pq???
o problema da modalidade está em muita gente que por aí anda para ajudar os amigos e a si próprio em vez de ajudar a modalidade.
é por estas e por outras que muitos atletas dirigentes e arbitros (com qualidade) se afastaram, ou se têm afastado...pq estão fartos da pouca verginha que é o dirigismo deste desporto

10:10 da manhã  
Anonymous Anónimo constactou...

Inicio pelo ponto no qual não comcordo, mas que compreendo. Isso de dizer que em casa do Lousada os arbitros tem dualidades de critérios não é propriamente correcto. Tudo bem que seja dificil aceitar derrotas contra uma equipa tão jovem como é lousada, mas dai a culpar arbitros....é uma opinião que respeito mas discordo. Quanto aos restantes ponto concordo na totalidade. Um campeoanto equilibrado deveria merecer uma maior atenção por parte da federação e seu orgão de disciplina. Pois é incompreenssivel algumas das situações já abordas. Saliento o exemplo do ultimo jogo Lousada x Louletano. A equipa de louletano jogou sem cartões (como referido no relatorio dos arbitros) e não foi punida, enquanto o CNAc foi. No mesmo jogo um jogador que deu uma cotovelada num jogador do Lousada não teve qualquer castigo. Não será uma cotovelada um acto de brutalidade (tudo isto referido no relatorio e com o jogador a ser expulso com substituição). Não se compreendem esta dualidade de critérios. Mais alarmante foi ainda no referido jogo, um jogador que saiu da agua sem autorização da equipa de arbitragem, ter apanhado um jogo de castigo, enquanto o que deu uma cotovelada não teve qualquer castigo.... enfim, quando se lê acordãos com tais decisões... não se sabe o que se pensar...

10:53 da manhã  
Anonymous Anónimo constactou...

"só apanhou 0 jogos quando o regulamento diz minimo 5!!! e a mesma vergonha com o gajo do Arsenal!?!?!?!?"

Epa eu sei que só falam do que lêem, mas nem sempre o que lemos está correcto :| no caso do arsenal a dita expulsao foi mais por palavras do que outra coisa, digamos q o senhor juiz já andava picado com o nosso jogador pq ele so sabe é refilar (faltas atacantes, nao marcaçao de expulsoes bla bla), e à minima pancada mandou-o ir tomar banho para outro lado.. (e até achei muito bem :S) mas não se sintam mal porque ele também não joga desde esse jogo ^^

10:56 da manhã  
Anonymous Anónimo constactou...

Por vezes nem se comenta apenas se refelcte:
Casos de agressões mencionados em realtorio do arbitro:
Abrunhosa= 0 jogos
jogador Arsenal= 0 jogos
Jogador Louletano = 0 jogos
Jogtadores de CDUP; CANC; CPN; LOUSADA; VSC; Fluvial; etc = 5 ou 3 Jogos
Onde estará a diferença?!?!

Falta de Cartões:
Canc = perde 30 - 0 falta de comparencia
Louletano - realiza jogo sem qualquer problema, sem qualquer sanção......
Onde esta a diferença?!?!

Talvez seja o rio que separa PORTUGAL

10:59 da manhã  
Anonymous Anónimo constactou...

Talvez seja o rio que separa PORTUGAL


LOOOL se queres falar nesse rio, tenho te a dizer que o lado norte desse dito rio nos ultimos anos tem sido o mais favorecido ^^

11:44 da manhã  
Anonymous Anónimo constactou...

há e se nao me engano o abrunhosa teve um jogo de suspensao :/

12:36 da tarde  
Anonymous Anónimo constactou...

No jogo contra o Lousada um jogador do Louletano foi suspenso 3 jogos. Portanto, ao contrário do que se escreveu, houve sanção disciplinar.
Agora, jogarem sem cartões já não parece admissivel quando o Cnac não o pode fazer...

12:52 da tarde  
Anonymous Anónimo constactou...

Meus senhores não falem do q não sabem e não coloquem tudo no mesmo saco.
O jogador do A72 teve 2 jogos de suspensão e teve o cartão apreendido pelo juiz de arbitragem desde esse jogo, o problema é que não saiu nenhum comunicado com o castigo, mas o clube foi notificado, portanto meus amigos, mais razão e menos emoção a comentar os factos. saudações desportivas

3:36 da tarde  
Anonymous Anónimo constactou...

falta de comparencia por parte de uma equipa equivale a uma derrota de 30-0! qualquer que seja a equipa!

7:28 da tarde  
Blogger Ricardo Mota constactou...

Caro anónimo das 2.53:

Eu falei dos jogos em Lousada porque para além de nós (CNAc) outras equipas tiveram a mesma opinião. Contudo, no balneário eu fiz questão de vos dar os parabéns não só pela vitória mas tb pelo pólo que jogaram, tendo vocês a idade que têm.

Quanto ao resto:

Eu concordo que quando não há cartões a equipa nem sequer deve entrar dentro de água, senão nem sabemos quem é que realmente está a jogar. Tenho pena é que quando é para receber dinheiros de inscrições ou outra coisa a FPN seja bastante eficaz, mas para enviar cartões demora semanas.
Estou a chegar à conclusão que se o árbitro fosse outro (menos exigente c/ os cartões) tínhamos jogado e o problema é exactamente este: não pode haver duas decisões diferentes para situações iguais. Seja por causa dos cartões, dos castigos ou de outra coisa qualquer.

Quanto ao preconceito Norte/Sul acho isso uma parvoíce. Dou-vos 2 exemplos: AMINATA e Vitória. Uma é do Sul e outra é do Norte, mas em ambas houve “chapa 5” aplicada a jogadores fundamentais que alterou desde logo os resultados e a classificação. Não sei o motivo dos castigos, mas se houvesse tendências uma das equipas só teria 2/3 jogos de castigo.

E isto já vai longo...

8:26 da tarde  
Anonymous Anónimo constactou...

Meus Caros,

Condordo com o Ricardo, o Norte/Sul é a desculpa que serve sempre, e deu um bom exemplo.

O jogador do Arsenal foi expulso do jogo: "por ter golpeado um adversário" exactamento o mesmo que constava, do relactorio do jogo do Aminata, VSC, CPN, CDUP, ...porque é que o CD lhe deu 0 jogos! (isto é a verdade que pode ser confirmada) e ao Abrunhosa?
se calhar pelo mesmo motivo que castigaram o aminata e o vsc, para que o Arsenal pudesse chegar a primeiro? e o Abrunhosa, para que a amadora não fique em 4 no play-off.
Esta é a vergonhosa verdade.
Claro que quando eu digo que muitas vezes (arbitros nomeadamente) não tentam favorecer este ou aquele, mas sim são fracos e ponto final, já o mesmo não acontece com o CD, que depois de ver que tinha dado chapa 5 a toda a gente, chegaram-lhe 2 casos de amigos a quem não o poderiam fazer, como tal começaram a disparatar (Lousada-Louletano).
Recordo:
-Cnac não tinha cartões e levou 30-0
-Aminata, VSC, CPN, CDUP, Salgueiros, Fluvial, Belenenses e Gondomar tiveram jogadores castigados com 5 jogos onde se poderia lêr "o jogador X golpeou o jogador Y"

Realmento ou nos começamos a preocupar a sério com a modalidade, ou esta nunca deixaremos de ser associados a isto tudo

9:39 da manhã  
Anonymous Anónimo constactou...

meus amigos passo a citar:

" Anonymous disse...

Meus senhores não falem do q não sabem e não coloquem tudo no mesmo saco.
O jogador do A72 teve 2 jogos de suspensão e teve o cartão apreendido pelo juiz de arbitragem desde esse jogo, o problema é que não saiu nenhum comunicado com o castigo, mas o clube foi notificado, portanto meus amigos, mais razão e menos emoção a comentar os factos. saudações desportivas

7:36 AM "

mas porque raio se fala sem saber!?
E pra mais! sempre que um jogador e expulso com ou sem substituição o seu cartão é apreendido na hora! logo pelo menos um jogo acaba por ficar suspenso, salvo incompencia da mesa/arbitros

"se calhar pelo mesmo motivo que castigaram o aminata e o vsc, para que o Arsenal pudesse chegar a primeiro?"

Mas desde quando é que podes afirmar isso, sem saber qual o jogador em causa e se é assim tao influente que nos ajude a chegar ao primeiro lugar !? mas a titulo de curiosidade por lesao deixou de jogar desde esse jogo.. por isso deixem-se lá de pressuposições infundamentadas e falar do que desconhecem..

10:26 da manhã  
Anonymous Anónimo constactou...

Caro Anonimo das 2:26 AM:

Até pode ser verdade o que dizes que ele não jogou, mas que "apanhou" 0 jogos é um facto! E mais isso não tira o mérito á tua equipa (Arsenal) pelo modo como joga, mas sim pelo modo como vai sendo tratado pelo CD, que é de desigualdade para com os outros.
Os cartões são apreendidos, mas os castigos saem até á sexta-feira antes do jogo e os clubes podem pedir á FPN um FAX a dizer que o jogador pode jogar pq n tem castigo.
Até pode nem ser verdade que os castigos foram para o Arsenl a chegar a primeiro, mas então explica pq o CD mudou o seu "modos operandi" para o Arsenal e Amadora? poq até aí a minima coisa dada o minimo e no pós "protecção" passaram a dar menos jogos? agora a todos!
para muitos até de menos

5:47 da tarde  
Anonymous Anónimo constactou...

ms qual a parte da frase ' o jogador do arsenal foi suspenso dois jogos ' que voces nao percebem? ele foi castigado, so que a FPN nao transitiu isso nos circulares, ms o clube foi notificado! e na minha opiniao so o clube a que o jogador pertence deve ser notificado! cumprimentos!

6:16 da tarde  
Blogger Ricardo Mota constactou...

Relativamente aos castigos acho que 2 jogos é o ideal, agora 5!?!? é demais. Para 14 jornadas na 2ªDiv e 18 na 1ªDiv, levar 5 jogos é muita coisa. Se compararmos com o futebol, que tem mais de 30 jornadas, uma cotovelada equivale a 2/3 jogos, no pólo é logo 5, ainda para mais havendo mais contacto físico no pólo. Para mim é simplesmente ridículo.
Além disto tudo, devido aos preços absurdos para a inscrição de uma equipa na Taça de Portugal (esta é outra!!!) apanhar 5 jogos equivale a cerca de 2meses sem jogar.

8:21 da tarde  
Anonymous Anónimo constactou...

concordo com isso! tantos os preços das inscriçoes nos torneios, campeonatos, taças, etc como as multas sao muito caros! para um desporto como o polo aquático que tem em relaçao aos outros desportos muito poucos praticantes! e tbem acho um absurdo a quantidade de jogos de suspençao! realmente o polo aquatico e um desporto muito pouco respeitado!

8:47 da tarde  
Anonymous Anónimo constactou...

Caro Pólo,
Se o Arsenal foi notificado que o jogador esteve suspenso 2 jogos é ainda mais grave, porque significa que a FPN alterou um castigo do CD de 0 jopgos!!!!
E isto é garantido!
Concordo com o exagero na aplicação de jogos, recordo que noutros paises onde o Pólo é profissional os castigos são sempre de 1 jogo (mesmo agressão), e depois caso o arbitro mencione algo de extraordinário, é chamado a explicar o sucedido e o CD aplica uma multa superior....
Não vale a pena ficares nervoso!

9:29 da manhã  
Anonymous Anónimo constactou...

LOOOL em vez de se atacarem uns aos outros, tentem é pedir explicações ao à FPN ela sim, tem de por os pontos no ís não nos..

12:19 da tarde  
Anonymous Anónimo constactou...

Que raio! o A72 é tão pequenino, é uma das equipa mais novas e que joga com mais fair-play no CNS2D, tem um jogador expulso num jogo,por palavras dirigidas ao árbitro,porque se fosse a tal agressão de que se fala, o jog. que a sofreu teria ficado lesionado o q não aconteceu, não joga desde então, primeiro por lesão e depois por iniciativa do seu treinador, como é que pode incomodar tanta gente, ao ponto de dizerem que é com o intuito de levar o A72 á 1ª divisão.É inacreditável o que se diz quando não se atingem os objectivos propostos e depois tentam arranjar bodes expiatórios para os seus falhanços. Deixem os míudos jogar e tentem incutir nos vossos jogadores mais fair-play para que o CD não tenha muito trabalho e não cometa os erros que na verdade tem cometido na avaliação dos castigos. O problema se calhar, nem é tanto do CD, é mais dos árbitros que ao descreverem no seu relatório o acto, colocam tudo no mesmo saco por uma questão de facilitismo da redacção e qd o CD vai analisar tem decisões diferentes. Penso q os árbitros devem ser mais objectivos ao escreverem os seus relatórios.

12:42 da tarde  
Anonymous Anónimo constactou...

acredita que o cnac e das equipas com mais fair play que defrontei. lembro-me que anes de um jogo contra eles, houve alguns boatos e 'guerrinhas' de bocas e eles nao alimentaram essas bocas, e sempre que falaram em nos neste blog falaram com respeito e apelaram sempre ao fair play, assim como no final do jogo(que perdemos), houve jogadores que nos vieram dar os parabens pelo jogo que fizemos apesar de termos perdidos. parabens pelo blog e pela equipa e mentalidade que tem

2:20 da tarde  
Anonymous Anónimo constactou...

Pois o gajo do A72 finalmente vê isto e vou-m rir.... expulsao foi efectuada pq o guimaraes estava a perder e estava em 1º lugar pois é tramado n é.. alguem tinha q influenciar alguma coisa o que é raro n acontecer qd o Arsenal se desloca ao norte é 1 roubalheira é sempre para jogar contra 3 equipas isto n serve de desculpa para derrotas pq já jogo a mt anos e sei ver a diferença entre perder bem e ser roubado.. estranho estar lesionado de uma mao e estar a desenrascar para poder haver algum descanso dos titulares e estar a proteger a mao e logo nesse jogo em 7 anos que já levo disto ter a minha 1º expulsao é só rir...o problema é os arbitros n terem dualidade de criterios de serem amigos deste jogador ou jogarem numa certa equipa,ou simplesmente arbitrarem de uma maneira empirica pq qd jogam ou jogaram faziam o mesmo.. vejam jogos internacionais e vejam a diferença.. pelo menos centrais iam todos para a rua nao é como acontece por estas bandas..respeito tambem nao fazia mal nenhum.. em relaçao ao norte desportivo é bom 1 jornal falar de polo aquatico mas reparem nos artigos que sao mt virados para o norte sabe-se lá pq... o Arsenal se for campeao vai ser por merito proprio pq a desculpa dos castigos é errado pq simplesmente nesse jogo já estava lesionado e já passarm dois e n joguei por isso se isso acontecer nd tem haver com ter ou n ter castigo..abraços e bons jogos Carlos Miranda A72

2:56 da manhã  
Blogger Pedro Coelho Lima constactou...

Depois de ler atentamente todos os comentários cabe-me responder a alguns para que o meu Clube VSC não fique associado a alguns dos comentários.
1º - O CD da FPN castigou o Carlos Miranda 0 jogos de castigo. O relactório do arbitro diz exactamente o mesmo que dizia no nosso jogador Afonso Oliveira que na jornada anterior foi castigado com 5 jogos
2º - O Afonso em 9 anos de Pólo Aquático nunca tinha sido expulso de um jogo
3º - Fizemos uma exposição ao CD da FPN para tentar atenuar o castigo dizendo o seguinte: "golpear na modalidade de Pólo Aquático não pode ser visto como uma agressão, uma vez que é uma modalidade de contacto físico constante,...o jogo só foi apitado por um arbitro..."
4º - O CD nem nos respondeu
5º - Na semana seguinte o Carlos Miranda é expulso, e no relatório do arbitro diz exactamente o mesmo
6º - O CD emite o seguinte parecer: "0 jogos. A expressão golpear não poder ver vista na modalidade de Pólo Aquático, tal como na vida do dia-a-dia....."
7º - Ainda sem saber disto dizemos uma segunda exposição dirigida ao vice-presidente da FPn, Paulo Ramos, a perguntar pq o CD não nos tinha respondido....também não nos respondeu
8º - Quando somos confrontados com o parecer do Abrunhosa, resolvemos, por descargo de consciencia, pedir o parecer do Carlos Miranda, que viemos a saber que dizia o que eu já disse em cima
9º - O VSc perdeu todas as chances de subir de divisão quando perdeu o seu melhor jogador (contra o LDC), e na mesma semana perdeu o gr (lesão), 3 jogadores (1 trabalho + 2 estudos), assim a equipa iria começar a segunda volta sem 3 titulares. Isto revelou-se dramatico e logicamente perdemos (justamente) com o Arsenal em casa, a partir daí foi um corridinho de derrotas.
10ª - Estes factos não tiram merito ás equipas com quem perdemos (A72, Cnac, Lousada, Foca), mas foram altamente condicionantes da nossa prestação no final do campeonato, somente para a nossa equipa.
11º - O VSc, naturalmente sente-se altamente prejudicado com estes factos aos quais acrescentamos um outro titular que foi castigado com 5 jogos por, segundo o CD "ter arremessado a bola contra um adversário" (Lousada-VSC), o jogador em questão foi muito bem expulso, mas 5 jogos por ter "só" atirado a bola contra o adversário é um exagero.
12º - Participamos na discussão que houve sobre estes regulamente (em Setembro) e opusemo-nos por acharmos que não há margem, isto é, um jogador ou é castiga com 5 ou 6 jogos, na altura propusemos de 2 a 6 jogos, claro que a FPN não nos quis ouvir, espero que desta vez a FPN ouça muito bem os Clubes e que altere os regulamentos.
13º - Quem faz a modalidade são os praticantes!
14º - Nunca algum jogador ou dirigente do VSC escreveu neste Blog.
15º - Parabens ao Cnac por ajudar a manter viva a modalidade e qualquer equipa que suba de divisão.
Pedro Coelho Lima - Pólo Aquático VSC

6:29 da tarde  
Anonymous Anónimo constactou...

essa da liga...é uma boa ideia..por acaso nca tinha pensado nem pouco mais ou menos nisso.Dar mais poder aos clubes e todos com o mesmo poder

1:34 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home