terça-feira, abril 27, 2010

CNAc/Matobra termina Nacional de Pólo Aquático em 4º lugar


No passado domingo, a equipa do Clube Náutico Académico de Coimbra (CNAc/Matobra) deslocou-se à Povoa de Varzim, para defrontar o Clube Naval Povoense (CNP) em jogo a contar para 14ª e última jornada do Campeonato Nacional da 2ª Divisão de Seniores Masculinos de Pólo Aquático. Num jogo que serviu apenas para cumprir calendário, o conjunto de Coimbra saiu derrotado por 8-5 (1-2; 3-1; 3-0; 1-2).

A equipa do CNAc/Matobra entrou bem na partida, forte ao nível defensivo, tendo terminado o 1º parcial a vencer por um 1-2. Na entrada para o 2º período foi notório algum ascendente da equipa anfitriã, embora o equilíbrio no jogo fosse nota dominante, chegando-se ao intervalo com um resultado de 4-3 favorável aos poveiros.
No 3º tempo, como já havia sucedido na jornada anterior, em virtude do cansaço e alguma desconcentração, a equipa do Náutico consentiu a marcação de 3 tentos sem reposta. Com uma diferença de 4 golos (7-3) à entrada para o 4º e último tempo da partida, a equipa do CNP soube gerir a vantagem, apesar dos jogadores de Coimbra terem procurado reagir, superiorizando-se ao adversário no último parcial (1-2), num encontro que terminou com um resultado final de 8-5.

Em evidência na equipa do CNAc/Matobra esteve o pivot Paulo Coelho, autor de 4 golos na partida. Registe-se por outro lado a falta de acerto ofensivo dos jogadores de Coimbra, que falharam inúmeras situação de golo, não tendo sabido aproveitar da melhor forma as situações de superioridade numérica de que dispuseram, tendo ainda desperdiçado uma grande penalidade.

A equipa sénior do CNAc/Matobra terminou a sua participação no Campeonato Nacional em 4º classificado, estando agora as atenções viradas para a participação da equipa júnior no respectivo Campeonato, que se inicia em fim-de-semana em Lisboa, na Piscina de Alvalade.

Frente ao CNP, a equipa de Coimbra alinhou e marcou da seguinte forma:
André Baptista (G.R.), Bruno Metello, Paulo Coelho (4), Hugo Louro, Filipe Oliveira (1), Simão Paulo, João Cura, Carlos Oliveira (Cap.), Luís Madeira, António Cortesão, Bernardo Cura, João Dias, Vítor Sobetchi. Treinador: Hugo Abade. Director: João Rodrigues.

terça-feira, abril 20, 2010

Sporting Clube de Portugal vence CNAC/Matobra e sagra-se Campeão Nacional



A equipa do Clube Náutico Académico de Coimbra (CNAc/Matobra) recebeu no passado domingo o Sporting Clube de Portugal (SCP), invicto até ao momento e que lidera isolado o Campeonato Nacional da 2ª Divisão de Seniores Masculinos de Pólo Aquático. Em jogo a contar para 13ª jornada, os leões levaram a melhor sobre o conjunto de Coimbra, alcançando uma vitória por 5-8 (1-1; 1-1; 2-5; 1-1).

Num encontro que se adivinhava complicado, a equipa do CNAc/Matobra entrou muito concentrada e disciplinada, designadamente na defesa, contrariando o forte poder ofensivo do SCP. No ataque tentava impor o seu jogo, embora a formação leonina não permitisse criar grandes situações de finalização. O 1º e 2º períodos foram pautados pelo equilíbrio (1-1; 1-1), com ambas as defesas a superiorizarem-se perante o jogo ofensivo adversário, chegando-se ao intervalo com um empate a 2 golos.

Na entrada para o 3º tempo, a equipa leonina obteve um período de domínio na partida, em virtude de algum desacerto defensivo e ofensivo dos jogadores do Náutico, que consentiram a marcação de 3 tentos sem resposta. Embora a equipa do CNAc rapidamente se tenha reencontrado, voltando a estar a bom nível, os 3 golos de vantagem consentidos vieram a revelar-se decisivos no resultado final do encontro. O 3º parcial viria a terminar com um resultado de 2-5 favorável aos visitantes.

No 4º e último período o equilíbrio no jogo manteve-se (1-1), com a formação leonina a sair vitoriosa de Coimbra, conquistando a uma jornada do final da competição o título de Campeão Nacional da 2ª Divisão.
Destaque para o excelente comportamento dos adeptos de Coimbra, em bom número na bancada do Complexo de Piscinas Rui Abreu, incansáveis no apoio à equipa. De realçar o esforço, espírito de sacrifício e união demonstrados ao longo da partida pelos atletas do CNAc, 4 deles ainda juniores e que souberam responder às exigências de um jogo extremamente difícil.

A 14ª e última jornada do Nacional de Pólo Aquático terá lugar a 25 de Abril, na Póvoa de Varzim, onde o CNAc/Matobra defronta a equipa do Clube Naval Povoense.

Frente ao Sporting, a equipa de Coimbra alinhou e marcou da seguinte forma:

André Baptista (G.R.), João Caetano (2), Paulo Coelho, Hugo Louro, João Silva (Cap.), João Dias, Carlos Oliveira (2), Luís Madeira, António Cortesão, Bernardo Cura, João Maranha (G.R.), Vítor Sobetchi (1). Treinador: Hugo Abade. Director: João Rodrigues.