quarta-feira, maio 30, 2007

CNAc/Matobra 12 - 7 Foca

Campeonato Nacional da 2ª Divisão de Pólo Aquático
11ª Jornada

CNAc/Matobra – 12 vs FOCA- Felgueiras.- 7



No passado Sábado o CNAc-Matobra recebeu, na Piscina Municipal Luís Lopes da Conceição, o FOCA- Felgueiras, vencendo por 12-7 (2-2; 5-2; 3-2; 2-1), jogo correspondente à 11ª jornada (jogo em atraso) do Campeonato Nacional da 2ª divisão de Pólo Aquático.
Após uma derrota comprometedora, para os objectivos do CNAc-Matobra, na passada jornada frente ao líder (Arsenal 72), a equipa de Coimbra, procurava voltar às vitórias frente ao último classificado do campeonato, ocupado pela equipa de Felgueiras, que não corresponde ao valor que esta formação tem vindo a demonstrar ao longo da época.
O primeiro período começou com obtenção de dois golos praticamente nos primeiros ataques da equipa do CNAc-Matobra. A equipa de Felgueiras, apanhada de surpresa pela dinâmica dos de Coimbra, foi-se reorganizando conseguindo obter um empate, resultado com que se atingiu o final deste período.
O segundo período, a formação de Coimbra imprimiu, um forte ritmo, assistindo-se a uma fase do jogo com bastantes oportunidades de golo em ambas as balizas. Aproveitou melhor a equipa do CNAc-Matobra obtendo um parcial favorável de 5-2 Neste período os jogadores do CNAc-Matobra defenderam mais concentrados, não permitindo ao adversário explorar os seus pontos fortes, e no ataque tiveram a calma necessária para planear e organizar algumas situações tácticas, que têm vindo a ser treinadas nos últimos tempos.
No terceiro período a qualidade do jogo decaiu um pouco, muito por culpa do ritmo verificado na primeira parte. O CNAc-Matobra esteve mais cauteloso e paciente no ataque, tendo no entanto cometido alguns erros na defesa, principalmente nas situações de inferioridade numérica.
No quarto e último período, a equipa do CNAc-Matobra limitou-se a gerir o resultado, aproveitando o técnico da casa para colocar todos os jogadores do banco em jogo, dando-lhes mais alguns minutos para ganharem um pouco mais de experiência competitiva.
Para o técnico do CNAc/Matobra, Lírio Branco, “o CNAc-Matobra realizou um bom jogo e foi um justo vencedor, frente a um adversário que a espaços ainda deu bastante réplica. “Sabemos que não dependemos de nós para a subida directa à 1ª divisão mas, o nosso objectivo imediato passa por ganhar os 3 jogos que ainda faltam, esperando algum deslize dos nossos adversários mais directos, também sabendo que só dependemos de nós para atingir o 2º lugar que poderá dar acesso à 1ª divisão.”
De lamentar apenas mais uma situação reveladora da falta de organização e “desnorte” que vem pautando este campeonato da 2ª divisão. Uma situação que já não é inédita, com a falta de elementos para arbitrar o jogo. Somente compareceram dois árbitros tendo um que ficar na mesa e o outro a arbitrar sozinho. Fica a pergunta: Para onde vai o dinheiro que os clubes pagam no acto de inscrição do campeonato. Supostamente seria para pagar a 4 elementos da arbitragem em todos os jogos, mas tal não se tem vindo a verificar.
As equipas alinharam com os seguintes jogadores:
CNAc/Matobra: Fernando Filho, João Caetano (1), José Pereira (3), Hugo Abade, Carlos Oliveira, Filipe Silva, Eduardo Gonçalves, Adriano Pião (1), Ricardo Mota (5), António Cortesão (1) (Cap.), José Baptista, Rui Matos, João Rodrigues (1). Treinador: Lírio Branco.
FOCA- Felgueiras: Hélder Freitas, Raul Cunha, Rui Lira, André Coelho, Fernando Ribeiro, Rui Carvalho, Hugo Fonseca (2), Hugo Reis (1), João Pereira, Diogo Pereira (1), Carlos Ribeiro (3), Flávio Melo, Pedro Guilherme. Treinador: Pedro França.

terça-feira, maio 22, 2007

FOCA 11 - VitóriaSC 8

O FOCA venceu o Vitória de Guimarães por 11-8 num jogo em atraso relativo à 12ª jornada.
Para mais detalhes podem ver a notícia do jogo apresentada no site do Vitória através deste endereço: http://www.vitoriasc.pt/detalhe_noticia.php?Categoria=13&idNoticia=1843

sábado, maio 19, 2007

FPN bastante contestada

Após ler alguns artigos publicados no blog/site de algumas equipas, ler as circulares da FPN e ler as notícias do Norte Desportivo, é com alguma apreensão que vejo imensas queixas por parte de várias equipas.
Refiro-me às diferentes sanções aplicadas a vários jogadores em consequência de actos idênticos (não vi os jogos, mas quando são várias as pessoas a afirmar o mesmo, tomo como verdadeiras tais afirmações). Uns levam “chapa 5”, outros 3 ,outros 1 e outros nem sequer são punidos.
Refiro-me às arbitragens. Vejam-se os casos dos jogos em casa do Lousada, onde quase todas as equipas queixam-se de uma dualidade de critérios. Ou jogos em Lisboa, onde alguns árbitros desconhecem várias regras.
Refiro-me aos enganos da FPN na calendarização do campeonato, que fazem com que alguns jogos tenham de ser adiados. Alterando desta maneira a preparação e a disponibilidade de algumas equipas.
Refiro-me ao caso Sporting-FOCA. Mesmo com imagens gravadas os órgãos federativos recusam-se a alterar o resultado do jogo.
Refiro-me ao caso Vitória-CNAc. Devido a um atraso da federação (graças às férias de Natal e Ano Novo) e à greve em Lisboa por parte dos CTT, alguns atletas de Coimbra foram impedidos de jogar por falta dos cartões e isso provocou falta de comparência. O problema é que esses mesmos jogadores tinham utilizado dias antes as guias federativas e não foi colocada qualquer questão.
Enfim, todas as equipas, sem excepção, têm um motivo de queixa.
O problema é que num campeonato tão equilibrado estes aspectos são cruciais para uma equipa ficar em 1º ou em 6º. Além do mais, a inscrição no campeonato e os custos de deslocação/alimentação de uma equipa são bastante elevados para tolerar estas atitudes.
Espero que ao lerem este post deixem aqui o vosso comentário, como anónimos, como atletas da X equipa ou com o vosso nome. Desta maneira ficarei a perceber melhor se sou eu que estou errado ou se realmente o Pólo Aquático não está a ser levado a sério como uma modalidade federada merece.

terça-feira, maio 15, 2007

12ª Jornada

Campeonato Nacional da 2ª Divisão de Pólo Aquático
12ª Jornada

Arsenal 72-6 vs CNAc/Matobra – 5


No passado Sábado o CNAc-Matobra deslocou-se a Lisboa, à Piscina do Restelo para defrontar, o Arsenal 72, perdendo por 6-5 (1-1; 3-2; 2-1; 0-1), jogo correspondente à 12ª jornada do Campeonato Nacional da 2ª divisão de Pólo Aquático.
Só a vitória interessava à equipa de Coimbra para continuar a alimentar a esperança da subida de divisão. A equipa do CNAc-Matobra vinha de uma subida de rendimento, com duas vitórias caseiras e expressivas contra dois fortes opositores (Vitória de Guimarães e Louletano), ao passo que o Arsenal 72, tem vindo a destacar-se por uma regularidade impressionante que lhe permite ser o actual líder isolado deste campeonato.
Neste jogo, mais uma vez a equipa do CNAc-Matobra, apresentou-se sem alguns dos seus jogadores mais influentes, uns por razões profissionais e outros por indisponibilidade (o que já vem sendo hábito...). Uma equipa que luta por objectivos bem definidos, por todos no início da época, nunca conseguirá atingir esses objectivos se não houver da parte de todos, disponibilidade e sacrifícios para treinos e jogos, como acontece noutras equipas.
Em relação ao jogo, este caracterizou-se por um grande equilíbrio como atesta o resultado final. O primeiro período acabou com uma igualdade a um golo, com algumas boas oportunidades para a equipa de Coimbra se distanciar no marcador. No entanto, neste período o guarda-redes lisboeta começou a demonstrar a sua categoria efectuando excelentes defesas que permitiram um equilíbrio no resultado.
No segundo período o equilíbrio manteve-se, mas com os jogadores do CNAC-Matobra a revelarem algumas dificuldades na sua organização ofensiva, e algumas desconcentrações defensivas, que acabariam por ser bem aproveitadas pelos adversários, com um parcial de 3-2 favorável para o Arsenal 72. De destacar os dois golos, de boa execução técnica, do atleta Eduardo “leitão da bairrada”.
No terceiro período a equipa de Coimbra começou bastante mal, com algumas falhas técnicas, desde perdas de bola, maus passes, várias faltas atacantes, que resultaram na obtenção de 2 golos seguidos para equipa da casa, dando uma vantagem algo confortável para poder ser gerida até ao final. Não se dando por vencidos, a equipa de Coimbra ainda conseguiu reduzir para dois golos, através de uma grande penalidade convertida por Ricardo Mota.
No último período a equipa do CNAc-Matobra dominou quase por completo o jogo, pressionando bastante o adversário, não sendo no entanto, esse domínio, materializado em golos. Ainda reduziu para um golo a vantagem dos Lisboetas, mais uma vez de penaltie, e no último segundo de jogo ainda teve uma ocasião soberana para empatar através da marcação de mais uma grande penalidade. No entanto, desta vez guarda-redes do Arsenal 72 defendeu superiormente o penaltie, dando a vitória, e muito provavelmente o campeonato, à equipa do Arsenal 72.
No final do jogo o técnico Lírio Branco, reconheceu que o Arsenal 72 foi mais feliz, num jogo bastante equilibrado, mas mal jogado de ambas as partes. Em relação à sua equipa não foi dos jogos mais conseguidos em termos de organização nas acções de ataque. Realçou no entanto o espírito de sacrifício e o empenhamento dos mesmos, lamentando as dificuldades sentidas em termos de qualidade nos treinos das duas últimas semanas, com uma assiduidade bastante fraca, devido em grande parte às festividades da Queima das Fitas em Coimbra.
O próximo jogo do CNAc-Matobra decorrerá no dia 26 de Maio, pelas 19:30h, na Piscina Luís Lopes da Conceição (S.Martinho) contra a equipa do FOCA, jogo em atraso da 11ª jornada.

CNAc-Matobra:
Fernando Filho; Rui Ortolá; José Pereira; Tiago Aranha; Hugo Abade; Carlos Oliveira; Eduardo Gonçalves (2); Ricardo Mota (3); António Cortesão-cap.; José Baptista; André Baptista, Treinador: Lírio Branco.
ARSENAL 72:
J. Alves; André Mendes; Pedro Cruz; João Duarte (1); R. Paiva (1); H. Jesus (1); Carlos Leão; Francisco Godinho; Jorge Dantas; Bruno Moura (2); Vitor Rosa (1).

domingo, maio 13, 2007

CNAc/Matobra perde no Restelo

O CNAc/Matobra perdeu contra o Arsenal72 por 6-5.
Com esta derrota a equipa de Coimbra diz praticamente adeus ao objectivo de vencer o Campeonato.
Na teoria o Náutico ainda pode conseguir chegar ao 1º lugar, no entanto, na prática é quase impossível, pois necessitaria que o actual 1º classificado, o Arsenal72, perdesse os 2 jogos restantes.
Sendo assim, resta ao CNAc/Matobra jogar e lutar pelo 2º lugar que dá acesso à liguilha para saber quem é a segunda equipa a subir para o escalão principal.

domingo, maio 06, 2007

CNAc/Matobra x FOCA adiado

O jogo CNAc/Matobra x FOCA foi adiado por não haver árbitros disponíveis.
Pelas mesmas razões não se realizará este fim-de-semana o VitoriaSC x SportingCP.

Já é conhecido o resultado de Louletano 7 x Arsenal 72 10 (sendo ainda necessário confirmação).
O resultado do AMINATA x Lousada Séc. XXI ainda é desconhecido.

Desta maneira, independentemente dos resultados dos outros jogos, o Arsenal 72 continua em 1º lugar ao fim de 11 jornadas.

quarta-feira, maio 02, 2007

Ainda ha 'coisas' assim...

Ha uns rumores por ai, que dizem que nos dias que o CNAc jogar em casa, os nossos colegas e amigos da AAC, não podem treinar. O horário de treino deles e das 16:30 as 18:00, e o jogos do CNAc as 19:00, mas para periodo de aquecimento os jogadores entravam a partir das 18:00. isso vai prejudicar ambas as equipas, pois e menos um dia que a equipa da AAC treina, mas também por nao haver treino antes, o numero de pessoas a ver os nossos jogos diminui e isso viu-se ja no jogo contra o Louletano. mas o ridiculo e que foi decidido isto porque alguem disse que as 18:00 os balnearios femininos deviam estar prontos para a equipa visitante se equipar, e as meninas da AAC nao podem vestir-se nos balnearios mistos, porque alguem disse "porque não" e foi dito ainda que se quisessem treinar so podiam 45 minutos(por causa dos balnearios). enfim mais uma dificuldade para o polo de coimbra...