terça-feira, janeiro 31, 2012

CNAC fecha primeira volta com vitória frente ao Espinho


Terminou, no passado domingo 29 de Janeiro, a primeira volta do Campeonato Nacional Sénior Masculino da 2ª Divisão em Polo Aquático. Num dos jogos da 7ª jornada, o CNAC deslocou-se a Oliveira de Azeméis para defrontar o Sporting de Espinho, tendo vencido por uns expressivos 8-26 (parciais 2-5; 2-8; 0-3 e 4-10).
O jogo antevia-se de “sentido único”, dadas as posições na Tabela Classificativa, o que se veio a verificar, com o placard a avolumar com o decorrer dos minutos. O CNAC entrou bem em termos ofensivos, mas cometendo alguns erros na defesa, chegando ao primeiro descanso com uma vantagem de 3 golos (2-5). No segundo período a toada do jogo manteve-se, com a equipa de Coimbra a conseguir ampliar o resultado (2-8), chegando-se ao intervalo com um resultado de 4-13.
Após o descanso os jogadores do CNAC abrandaram um pouco o ritmo de jogo. Embora não tenham sofrido golos no terceiro parcial, foram pouco decididos e perdulários na hora de finalizar, tendo marcado apenas 3 golos (0-3). Seguiu-se o melhor momento do Espinho, que conseguiu marcar 4 golos, embora com resposta, acabando por claudicar no final e permitindo o parcial mais desnivelado de todo o encontro (4-10), fixando o marcador em 8-26. Um jogo sem história, porque o CNAC se empenhou e não facilitou, mostrando toda a sua superioridade frente a uma boa equipa, mas que esta época tem estado muito abaixo das expectativas.
 No final da primeira volta o CNAC encontra-se empatado em 3º lugar com o Lousada (14 pts), a apenas um ponto do Gondomar (2º classificado, 15 pts) e a três pontos do líder Aminata (17 pts), estando tudo em aberto para a segunda volta, num Campeonato que até ao momento se tem revelado como um dos mais disputados e competitivos das últimas épocas. A 8ª Jornada realiza-se já no próximo domingo, dia 5 de Fevereiro, com a equipa de Coimbra deslocar-se a Lousada, num jogo que se antevê difícil e muito disputado.

Alinharam e marcaram pelas equipas:
CNAC:
André Baptista, Dumitru Sobetchi (8), Hugo Louro, Filipe Oliveira (10), João Silva (1), João Mariano (1), Carlos Oliveira (1), Ricardo Mota (cap, 2), João Dias (1), João Beato e Victor Sobetchi (2). Treinador: Hugo Abade. Dirigente: Luís Bastos.

SCE:
Pedro Coelho, André Pinto, Paulo Cunha (1), Pedro Bastardo, Jorge Sousa (1), Tiago Santos (5), Tiago Costa (1), Simão Lacerda, João Santos, Ivo Amorim e Filipe Dias. Treinador: Nuno Mariani. 

terça-feira, janeiro 24, 2012

Cnac divide pontos com Aminata


Teve lugar, no passado domingo, dia 22 de Janeiro, a 6ª Jornada do Campeonato Nacional Sénior Masculino da 2ª Divisão em Polo Aquático. No Complexo Olímpico de Piscinas, em Coimbra, defrontaram-se as equipas do Clube Náutico Académico de Coimbra (CNAC) e da Aminata de Évora, jogo que terminou com um empate a 9 bolas (parciais de 2-1, 2-4, 2-2 e 3-2).
A partida opunha a Aminata, líder invicto à 5ª jornada do Campeonato Nacional e o CNAC, 3º classificado, o que faria prever um jogo muito difícil para a formação de Coimbra. Os Eborenses, uma das equipas oriundas da 1ª Divisão na época anterior só ainda haviam perdido pontos nesta época frente ao Lousada (15-15) mas tinham a liderança em risco.
O jogo começou com cautelas de parte a parte, lento, com o marcador a sofrer a primeira alteração já a meio do parcial inaugural. O CNAC adiantou-se no marcador, sofreu o empate já perto do fim do parcial mas repôs de imediato a vantagem, indo para o segundo parcial a vencer por 2-1. No segundo período, assistiu-se a uma recuperação da Aminata, que conseguiu virar o resultado a seu favor, apesar de pela margem mínima. O CNAC criava oportunidades, mas não era capaz de as materializar, daí o 4-5 com que se atingiu o intervalo.
Após o descanso, a Aminata começou por ampliar a vantagem para dois tentos, que o CNAC reduziu por duas vezes, o que levou as equipas, para o quarto e derradeiro parcial, separadas por apenas um golo (6-7).
No derradeiro parcial, o CNAC começou melhor, marcou e igualou a 7, mas a equipa de Évora ia mantendo a vantagem, com os golos intercalados de ambas as equipas. Os conimbricenses tiveram oportunidades soberanas para passar para a frente, mas os postes e a falta de pontaria impediam melhor finalização. O jogo estava emocionante, no campo e na bancada, tanto que foi só a 5 segundos do final que o CNAC conseguiu empatar a partida.
O resultado poderia ter sido outro caso o CNAC melhorasse a eficácia, nas superioridades e no contra-ataque. O Campeonato Nacional está muito competitivo e os resultados das jornadas incertos.
O grupo do CNAC continua forte e coeso, a defender bem e apenas tem que ter o mesmo acerto na hora de concretizar. Uma nota final para o muito público presente nas bancadas do Complexo Olímpico de Piscinas, que assistiu a um bom jogo e que esteve incansável no seu apoio à equipa local.
A 1ª volta do Campeonato termina no próximo domingo, dia 29 de Janeiro, com o CNAC a deslocar-se a Oliveira de Azeméis para defrontar o Sporting Clube de Espinho.
Alinharam e marcaram pelas equipas:
CNAC:
André Baptista, João Caetano (1), Dumitru Sobetchi (3), Hugo Louro (1), Filipe Oliveira, João Silva, João Mariano, Carlos Oliveira, Ricardo Mota (cap, 4), Manuel Ribeiro, João Pinheiro, Victor Sobetchi e Nuno Paiva. Treinador: Hugo Abade. Dirigente: Luís Bastos.

AMINATA:
António Pombinho, Luís Vieira (1), Adriano Relvas, José Rato, Nuno Albardeiro (1), Filipe Gonçalves, Carlos Siquenique (1), Paulo Albardeiro (1), Emanouil Chasapis (1), Daniel Oliveira (1), Ricardo Pinto (cap, 2), João Rosário (1) e Francisco Sousa. Treinador: Vasco Vieira. Dirigente: Paulo Tejo.











O atleta do CNAC Dumitru Sobetchi foi novamente convocado para o estágio da Selecção Nacional Sub-19 de Pólo Aquático, a realizar na piscina de Oliveira de Azeméis nos próximos dias 28 e 29 de Janeiro.

Estes estágios visam a preparação para os jogos do Grupo C de apuramento para o Campeonato Europeu de Sub-19. Portugal acolherá este grupo de apuramento, que decorrerá entre 24 e 27 de Maio, ao que tudo indica no Porto. Deste Grupo C fazem ainda parte as seleções da Eslováquia, Eslovénia e Roménia. Apuram-se para a Fase Final, a realizar em Setembro em França, os dois primeiros do Grupo.

O jovem esquerdino integrou-se bem no grupo do CNAC e continua a evoluir bem no seu percurso desportivo, depois de ter sido Campeão Nacional Sénior pela Portinado; como prova disso, continua a merecer a confiança do Selecionador Nacional Lajos Lorincz.

É um orgulho para o Pólo Aquático do CNAC estar representado na seleção, dignificando a cidade e o Clube no país e além-fronteiras.

terça-feira, janeiro 17, 2012

CNAC DE REGRESSO ÀS VITÓRIAS




Disputou-se no passado domingo, dia 15 de Dezembro, a 5ª Jornada do Campeonato Nacional Sénior Masculino da 2ª Divisão em Polo Aquático. No Complexo de Piscinas da Abóboda, defrontaram-se as equipas do Talaíde Waterpolo (TW) e do Clube Náutico Académico (CNAC), que terminou com a vitória da equipa de Coimbra por 12-16 (parciais de 2-2, 4-8, 3-2 e 3-4).
Depois da derrota sofrida frente ao Gondomar, era fundamental recuperar o rumo das vitórias, de forma a não perder os lugares cimeiros da tabela classificativa. Assim, a equipa do CNAC, apesar de se apresentar desfalcada, com alguns atletas a cumprir castigo, conseguiu dominar grande parte da partida, impondo o seu jogo, frente a um difícil e muito competitivo adversário.
O jogo começou bastante equilibrado, com um empate a dois golos no final do primeiro tempo, com as equipas a “encaixarem” tacticamente uma na outra. No segundo período, o CNAC conseguiu disparar no resultado e obter uma vantagem de 4 golos, que trouxe alguma tranquilidade à equipa à entrada para o intervalo, com o placard a assinalar 6-10. Neste período, muito contribuiu a eficácia ofensiva dos jogadores conimbricenses, que marcaram 8 golos, realizando um parcial excepcional em termos de finalização.
Após o intervalo, a formação da casa esboçou uma reacção, recuperando dois golos no início do terceiro período, mas o CNAC ripostou e conseguiu minimizar os “estragos”, indo para o derradeiro parcial com a vantagem de 3 golos (9-12). No quarto e último período o CNAC foi mais forte e ainda conseguiu obter uma vantagem de 6 golos. Com uma boa gestão do tempo, acalmou o ritmo do jogo, tendo o apito final ditado um resultado de 12-16.
Uma vitória suada mas totalmente merecida, fruto do empenho e dedicação dos jogadores, que formaram um coletivo coeso e determinado. A eficácia defensiva nas situações de inferioridade numérica e a eficácia da concretização, foram as grandes melhorias em relação ao jogo anterior.
A 6ª Jornada realiza-se este domingo, dia 22 de Janeiro, pelas 15h00 no Complexo Olímpico de Piscinas na Solum, com o CNAC a receber o líder invicto do Campeonato, a equipa da Aminata de Évora.

Alinharam pelas equipas e marcaram:
CNAC: André Baptista, João Caetano (6), Hugo Louro (2), Filipe Oliveira (4), João Silva (1), Dumitru Sobetchi (1), Carlos Oliveira (2), Manuel Ribeiro, Vitor Sobetchi, Pedro Conde. Treinador: Hugo Abade. Delegado: Luís Bastos.

Talaíde: Filipe Carvalho, Manuel Cruchinho (2), José Jordão, Vitor Faveiro, Tiago Nunes (2), André Pereira (2), Francisco Garcia (3), Mário Fazendas (2), Ricardo Vieira (1), João Vale, Rui Santos, Sérgio Santos, Rui Ladeiro. Delegado: Pedro Fonseca.

terça-feira, janeiro 10, 2012

CNAC sofre a primeira derrota



Teve lugar, no passado domingo, dia 8 de Janeiro, a 4ª Jornada do Campeonato Nacional Sénior Masculino da 2ª Divisão em Polo Aquático. No Complexo Olímpico de Piscinas, em Coimbra, defrontaram-se as equipas do Clube Náutico Académico (CNAC) e do Gondomar, que terminou com a vitória do Gondomar por 6-9 (parciais de 2-3, 1-2, 1-2 e 2-2).
O jogo que opunha o 2º classificado do Campeonato à 3ª jornada (CNAC) a uma das equipas despromovidas da 1ª Divisão na época anterior, faria antever um jogo renhido e disputado, o que se veio a verificar. Nos últimos encontros entre si, na época 2008/09, os resultados nas duas voltas foram muito desfavoráveis à equipa de Coimbra (5-23 em casa e 17-5 fora), que desta feita perdeu os parciais pela margem mínima e poderia ter discutido melhor o resultado.
O jogo começou com cautelas de parte a parte, lento, com o marcador a sofrer a primeira alteração já a meio do parcial inaugural. Os gondomarenses adiantaram-se por 2-3, tendo o CNAC falhado uma grande penalidade. No segundo período, o ataque da equipa de Coimbra começou por equilibrar o resultado a 3 golos, mas falhou novo penalty e acabou por permitir nova vantagem do Gondomar, que marcou dois golos (um deles em superioridade) e ditou o resultado ao intervalo: 3-5 a favor dos visitantes.
A seguir ao intervalo, o CNAC começou por reduzir a desvantagem, com um golo em superioridade. No entanto, no decorrer do período a equipa de Coimbra continuava a ser muito perdulária na finalização, vindo a sofrer vários contra-ataques em resultado destas falhas no ataque, tendo os forasteiros marcado por mais duas vezes, indo para o derradeiro parcial com 3 golos de vantagem (4-7).
No último período da partida, o CNAC começou melhor e marcou em mais uma superioridade, mas a equipa do Gondomar conseguiu gerir a vantagem, marcando mais dois golos, tendo o derradeiro golo do CNAC ditado o resultado final de 6-9.
O resultado poderia ter sido outro caso o CNAC melhorasse a eficácia, nas superioridades e da linha dos 5 metros. Dois penalties falhados num jogo disputado taco-a-taco não ajudam. Além da melhoria de registo frente ao adversário, ficou a sensação que o CNAC não é inferior ao Gondomar e que, com maior acerto e algum trabalho adicional, poderá disputar o resultado na segunda volta.
A 5ª Jornada realiza-se já no próximo domingo, dia 15 de Janeiro, com o CNAC a deslocar-se à Abóboda para defrontar o Talaíde WP, num jogo importantíssimo para ambos.
Alinharam e marcaram:
CNAC: André Baptista, João Caetano, Dumitru Sobetchi (2), Nuno Paiva, Filipe Oliveira (2), João Silva, João Mariano, Carlos Oliveira, Ricardo Mota (cap,2), João Dias, João Pinheiro, Bernardo Mariano, Pedro Conde. Treinador: Hugo Abade. Dirigente: Luís Bastos
Gondomar: Nuno Mota, Vitor Rodrigues (1), Pedro Ferreira (1), Filipe Alves (1), Tiago Silva (1), Nuno Ferraz, Rui Ferreira, Tiago C Pinto, Rui Pereira, Luis Ferreira, Diogo Mourão (4), João Machado (1) e Tiago M Pinto.

Resultados da 4ª Jornada
Lousada 15 x 15 Aminata
Gespaços 13 x 9 Técnico
Espinho 6 x 13 Talaíde
CNAc 6 x 9 Gondomar